Friday, March 30, 2007

DORNES É VILA! PORQUÊ? CONHEÇA AS RESPOSTAS...*

Crédito Fotográfico: Casa Wladival http://casawladival.com/

PROFESSORA PRIMÁRIA: " Porque foi elevada a Vila por D. Manuel I e o decreto de Rodrigo da Fonseca apenas retirou a Dornes o estatuto de Concelho.

CRIANÇA: "É Vila! Porque sim."

PLATÃO: "Porque ao querer ser Vila pretendia alcançar o Bem!"

ARISTÓTELES: "Porque é da natureza do homem desejar o progresso das suas terras!"

DESCARTES: "D. Manuel I pensou antes de dar o Foral; logo, a Vila existe!"

ROUSSEAU: "Porque ser Vila é por natureza algo de Bom; a sociedade é que corrompe os homens que chamam aldeia à nossa terra!"

FREUD: "A preocupação com o facto de temerem que Dornes seja aldeia é um sintoma de insegurança sexual."

EINSTEIN: "Se a Vila de Dornes é Aldeia ou a Aldeia de Dornes é uma Vila só depende do ponto de vista. Tudo é relativo!"

MARX: "O actual estádio das forças produtivas exigia uma nova categoria para Dornes. Foi o proletariado que a fez Vila."

MARTIN LUTHER KING: "Eu tive um sonho. Vi um mundo em que todas as Vilas eram livres e ninguém as descriminava. Eu tive um sonho!"

GEORGE W. BUSH: "Sabemos que Dornes foi Vila para poder esconder um arsenal de armas de destruição massiva! Por isso tivemos de eliminar a Vila!"

CAVACO SILVA: "Por que é que é Vila, não é importante. O que Dornes precisa de saber é que, comigo, Dornes vai dispor de uma conjunctura favorável. Não colocarei entraves para Dornes ser Vila mesmo já o sendo."

JOSÉ SÓCRATES: "O meu governo foi o que fez mais Vilas. Quando for reeleito vou elevar todas as Aldeias a Vila. Cada aldeia terá um estatuto equiparado ao de Vila e será avaliada e tributada de acordo com esse estatuto e com o preço do m2 urbano praticado nas maiores Vilas."

MÁRIO SOARES: "Não sei se é Vila, só sei que já lá estive, aliás estive lá, estive no Japão, na Russía, no Azerbeijão, no Liechenstein, no Cazaquistão, na Patagónia…"

MANUEL ALEGRE: "Dornes é Vila porque é livre! Dornes será sempre Vila porque o vento cala a desgraça, o vento nada lhe diz!"

JERÓNIMO DE SOUSA: "Esta confusão é culpa das elites dominantes, imperialistas e burguesas que pretendem dominar os aldeões, usurpar os seus direitos e aniquilar a sua capacidade de ser uma Vila. Por uma Vila Socialista melhor e mais justa!"

VALENTIM LOUREIRO: "Desafio alguém a provar que Dornes é aldeia. É tudo mentira ...!!! É tudo mentira!!!"

LUÍS FILIPE VIEIRA: "É Vila! Claro que é Vila hum. Toda a gente sabia que era Vila mas ninguém fez nada hum! Mas eu tenho um dossier com tudo, e vou entregá-lo ás autoridades e depois vão ver se é ou não é Vila! hum"

FILIPE SOARES FRANCO: "Eu dei a minha palavra de honra que era uma Vila mas depois fizeram um abaixo assinado e só por isso é que voltei atrás com a palavra"


JOSÉ VEIGA: Não fui eu que disse que era aldeia! Quem disser o contrário, mente! Isto é mais uma cabala para me atingirem a mim! E para atingirem o benfica! Eu nem conhecia Dornes, só lá estava como amigo da terra!

CAROLINA SALGADO: "Foi o Jorge Nuno que ordenou que fosse Vila! Foi ele que mandou para lá a fruta e os chocolatinhos!"

PINTO DA COSTA: "É Vila sim senhor! E é do Porto. O Padre é do Porto e foi ele quem lá construiu a Torre do Penta!!!"

PAULO BENTO: "É Vila e é-o com naturalidade ... Estamos a trabalhar, com naturalidade. A Vila é pequena e ás vezes os erros pagam-se caro, com naturalidade, mas eu confio na Vila!"

FERNANDO SANTOS: "Fomos Vila, deixámos de ser mas queremos voltar a ser Vila. Vamos conversar e resolver, ainda queremos voltar a ser Vila!"

LUÍS FILIPE SCOLARI: "A Vila até era brasileira! Mas agora está naturalizada, portanto eu estou com as gentes de Dornes e se em cada janela estiver uma bandeirinha pode até ser que eu a promova a cidade".

JOSÉ MOURINHO: "A Vila é uma special one, como eu. De resto, não seria Vila se eu não tivesse estado por lá quando ainda era tradutor. A táctica na abordagem foi perfeita e ideal para este tipo de situações."

MÁRIO JARDEL: "...se é Vila deve ter um Bingo ou um Casino, certo?"

RICARDO: "Sim, passou-me por debaixo das pernas e foi parar a Dornes. Não sei se é Vila ou não, eu não tive culpa! Acham que eu tive culpa?"

SPORTINGUISTA: É Vila porque é nobre, foi fundada por um Infante e é uma terra superior com um Brasão dos Leões na entrada da Igreja. Não tem culpa que o sistema não a deixe afirmar-se como Notável Vila que é, por herança e por direito!!!

BENFIQUISTA: "É uma Vila Gloriosa. Quiseram rebaixá-la a aldeia e a culpa foi do Pinto da Costa, não sei porquê, mas ele é que é o culpado".

PORTISTA: "É Bila porque o padre é dragon, carago!!! Benham de lá os Mouros do cinema…, até os comemos. Quando eu era criança o meu pai ensinou-me esta cantiga: O Zêzere é azul, as nubens são brancas, são da cor do clube do Estádio das Antas"
CAPITÃO DA ENTERPRISE, JAMES T. KIRK:
"É Vila para ir mais além ... para lá das estrelas, onde nenhuma Vila sonhou jamais ir..."

ZÉZÉ CAMARINHA: "Vilas ou Aldeias, não importa! Marcham na mesma, onde é que elas estão???"

FEMINISTAS: "É Vila mas para humilhar a Vila, num gesto tipicamente machista, tentaram provar que afinal Dornes era apenas mais um Lugarejo."

JOSÉ EDUARDO MONIZ: "É Vila porque tem um rio e uma estrada que causam imensos acidentes. É uma Vila bárbara ... Um acontecimento inacreditável ... Ponham no ar ... "

LILI CANEÇAS: " É Vila porque ser Vila é diferente de ser aldeia "

*(Este texto é pura ficção. Qualquer semelhança com personagens ou factos reais é mera coincidência.)

3 comments:

Anonymous said...

Dornes tem 21 habitantes e é vila. Linhaceira tem mais de mil habitantes e é aldeia.
Isto é esquisito, mas 'tá bem, levem lá a taça. ;)
Jose Gaio

beijokense said...

Muito bom, este post!
E a aldeia + digital, já conhecem?

vera xavier said...

Simplesmente BRILHANTE!
Vera